Personalidades

 

 

 Doutorando, Mestre e Professor  Carlos Wellington Soares Martins

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Gestão Pública (2011) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (2007), foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) do MEC onde desenvolveu vários projetos de pesquisa e extensão, participando de projetos sobre Epistemologia da Biblioteconomia, Mercado de trabalho e Panorama da Leitura no Nordeste. Foi presidente do Diretório Acadêmico (DA) do curso de Biblioteconomia e membro do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFMA durante a graduação. Membro da Diretoria Executiva da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) no cargo de Diretor Regional Nordeste, atuou como tutor do curso Mediação em EaD pela Uemanet. Representou o estado do Maranhão como delegado do segmento Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas para composição do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura (2012). Conselheiro Estadual de Cultura do Estado do Maranhão (2015 – 2017). Membro do Grupo de Estudos Política, Lutas Sociais e Ideologias – GEPOLIS. Desenvolve pesquisas sobre as temáticas de políticas de livro e leitura e política de informação científica.

Autor do livro : “Plantando bibliotecas para colher desenvolvimento. Resultado de uma dissertação defendida junto ao Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da UEMA, o livro trata de um tema constantemente negligenciado por sucessivos governos no Maranhão – as políticas de leitura e de bibliotecas.

Tendo como exemplo o Programa Arca das Letras, criado em 2003, e sua execução no município de Codó, o autor, bibliotecário do NIB/UFMA e doutorando em Políticas Públicas (UFMA), “apresenta indicadores culturais que contribuem para pensar a realidade maranhense e ajuda o leitor a pensar, refletir e se posicionar”.

Fonte: Biblioteca Central da UFMA

O professor Carlos Wellington tem uma página no YouTube:  O Fantástico mundo da leitura, onde através de pequenos vídeos, demonstra a importância da leitura. Neste canal, além do próprio professor, há participação de convidados.

 

Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Personalidades.... Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s