1º Fórum Nacional Brazil Multicultural

1º Fórum Nacional Brazil Multicultural: Influências da Cultura Cigana na formação social brasileira e a necessária inclusão de seus valores na Educação, Bibliotecas e Centros de Cultura

Quando? 23/05/2016 a 14h30 a 25/05/2016 a 18h30

Onde? Auditório Vera Janacopulos, no Campus da UNIRIO.

alentejoOrganizador: Prof. Dr. Eduardo da Silva Alentejo

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779172J9

O evento faz parte do projeto do grupo de pesquisa Brazil Multicultural intitulado “Inclusão de valores sociais às comunidades Quilombolas, Indígenas, Ciganas e LGBT pelo acesso aos bens culturais e bibliotecas públicas do Brasil”.

Nos últimos anos, o forte apoio do Governo Federal tem estimulado políticas nacionais de combate ao racismo e discriminação racial e à homofobia, sensibilizando também Estados e Municípios em todo o País nesse sentido. Além disso, em abril de 2015, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) reportou que o País registra 6102 bibliotecas públicas municipais, distritais, estaduais e federais, nos 26 estados e no Distrito Federal. Ao se considerar o Projeto Mais Bibliotecas do governo federal e sob a orientação do manifesto IFLA/Unesco (1994) para bibliotecas públicas, entende-se que estas são um equipamento de cultura decorrente de estudos e de trabalhos com as lideranças comunitárias de modo que estas possam ser recursos de informação ao passo que se vinculam à cultura de uma comunidade e facilitam sua educação (SUAIDEN, 1995, p, 12; 19).

O evento foca a necessária inclusão dos povos ciganos nesse contexto. Destina-se à reflexão por parte da sociedade brasileira. “A falta de informações sobre os valores culturais dos grupos brasileiros de etnia cigana tem sido o principal motivo de discriminação e preconceito e legitimação de estereótipos contra os Rom, Calon e Sinti (RAMANUSH NICOLAS, 2015)”.

Durante o evento, serão analisados como os valores das comunidades ciganas têm sido incluídos no plano da Educação e Centros de Cultura nacionais? Como a Biblioteca Pública brasileira pode mediar os relacionamentos de inclusão de valores dos povos ciganos? E avaliaremos se a noção de bibliotecas para todos no Brasil está em vias de ser concretizada.

Fonte: http://www.unirio.br/unirio/cchs/eb/events/1o-forum-nacional-brazil-multicultural-201cinfluencias-da-cultura-cigana-na-formacao-social-brasileira-e-a-necessaria-inclusao-de-seus-valores-na-educacao-bibliotecas-e-centros-de-cultura

 

Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s