Exposição Ecce Liber em Cena

EcceLiber

Exposição “Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas”

Quando?  04 a 15 de abril de 2016

Onde?  Sala de Exposições – CCH – Térreo (UNIRIO)

Endereço: Av. Pasteur, Urca, 458 (RJ/RJ)

Organizado pelo grupo de pesquisa do IBICT, “Ecce Liber: observatório do fim do livro” que analisa a filosofia e a epistemologia dos domínios relativos ao livro, à informação e ao documento.

A exposição “Ecce Liber em cena: notícias volobibliográficas” não está na narrativa de um e/ou sobre um grupo, mas na composição de três ‘dimensões’ vinculadas às temáticas centrais do grupo, sendo o ‘Ecce Liber’ uma espécie de linha de articulação (uma espécie de ‘ânima’) destas fronteiras: Livros (a cultura bibliográfica em curso); Interindivíduos (os coletivos e os sujeitos que tecem e são ‘constituídos’ na cultura bibliográfica); e Volobibliografia (as relações ‘sensuais’, ou seja, das trocas de sentido, entre livros e interindivíduos).

O grupo “Ecce Liber: observatório do fim do livro” desde 2011 já produziu 3.000 registros fotográficos, além de registros de áudio. Destacam-se, ainda, leituras, discussões e trabalhos científicos elaborados e publicados; três eventos científicos realizados e a participação de seus membros em eventos nacionais e internacionais, como Portugal, México e França.


O grupo nasceu como um coletivo de discussão em novembro de 2011, entre professores, alunos e profissionais da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi formalizado como grupo de pesquisa em maio de 2013.

O interesse do Ecce Liber está nas relações teóricas e metodológicas que envolvem os estudos biblioteconômico-informacionais, perpassando as discussões sobre os conceitos de livro, documento e informação, e suas aplicações. Em novembro de 2015, o grupo completou 4 anos de experiências discursivas e experimentações empíricas, envolvendo projetos de pesquisa, de extensão e de ensino. Com o intuito de divulgar tais movimentações do coletivo de graduandos, mestrandos, doutorandos, graduados, mestres, doutores e profissionais, nasceu a proposta da exposição “Ecce Liber em Cena: notícias volobibliográficas”.Fontes:

Blog do Grupo Ecce Liber: https://ecceliber.wordpress.com/

Página no Facebook do Grupo Ecce Liber (aqui você encontra FOTOS da exposição e da montagem): https://www.facebook.com/ecceliber/

Evento no Facebook da Exposição Ecce Liber em Cena: https://www.facebook.com/events/259366051065855/

Exposição Ecce Liber em Cena é notícia no IBICT: http://www.ibict.br/Sala-de-Imprensa/noticias/2016/exposicao-201cecce-liber-em-cena-noticias-volobibliograficas201d-e-destaque-no-rio-de-janeiro/

Quem está no RJ, visitem a exposição!

 

Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Bibliotecando..... Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s