Recomendação de leitura

Quando-os-livros-foram-à-guerra

A leitura desta semana foi indicada pela Bibliotecária Maria Bernadette Amazonas (Academia Pernambucana de Letras), e confesso que este livro já estava na minha lista do SKOOB, de intenção de compra (ou presentes) e de futura leitura.

“Recomendo a leitura aos bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, historiadores e estagiários de história, aos “amantes” de livros, leituras, bibliotecas o livro:

MANNING, Molly Guptill. Quando os livros foram à guerra: as histórias que ajudaram os aliados a vencer a segunda Guerra Mundial. Tradução de Carlos Szlak. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. 2015.

É uma história comovente, ressaltando o papel do bibliotecário, dos livros, editoras, num tempo de uma Alemanha Nazista, de caça aos bruxos “os livros” entre outros
Proibição, queima, destruição, morte … e qual o consolo dos soldados em guerra desumana !!! Como suportar a distancia dos seus???? Como aliviar o barulho de uma guerra???? Se “afogando” nos livros! Seu maior amigo, no MOMENTO.”

Leiam!

 

Sinopse

A história inspiradora de soldados que viram nos livros um meio de tornar a guerra mais humana e suportável; 120 milhões de livros especiais, e autores e obras que elevaram os espíritos de nossas tropas. A Armed Services Editions, editora que se especializou em publicar livros especiais e adequados a soldados em campos de guerra, lançou um total de 1.200 títulos. Os soldados os liam enquanto esperavam para desembarcar na Normandia, nas trincheiras infernais em meio às batalhas no Pacífico, à espera da recuperação de ferimentos em hospitais. Os livros eram amados – e disputados – pelas tropas, e ainda hoje são lembrados com carinho pelos veteranos.
Fonte: Livraria Cultura
Onde comprar: livraria cultura, saraiva, travessa, submarino, americanas.com
Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Indicação de Leitura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s