ErebdRio – Personalidade

Participar de um EREBD é sempre uma oportunidade única, para  mim, de conhecer pessoas, professores, personalidades, culturas, além de poder aprender um pouco mais sobre as diversas abordagens da  biblioteconomia.

Na III edição do Erebd SeCoSul, além de rever amigos de outras universidades, tive o prazer de conhecer pessoalmente o Bibliotecário Cristian Santos. Pessoa incrível, com personalidade única, de uma simplicidade acolhedora. Aproveitei a oportunidade para conversar com ele sobre os rumos da biblioteconomia, e colher um autógrafo no exemplar do livro: Devotos e Devassos.

cristian_erebd

 

Cristian Santos é Pós-doutorando em História pela Casa de Rui Barbosa. Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciência da Informação, graduado em Filosofia, Tradução, Biblioteconomia e Letras (Língua e Literatura Francesas). Foi bibliotecário do Superior Tribunal de Justiça durante dez anos. Atualmente é bibliotecário da Câmara dos Deputados.

O livro Devotos e devassos (Edusp), resultado da pesquisa para o doutorado de Cristian Santos, venceu o Prêmio Casa de Las Américas, na categoria Literatura Brasileira. No título, o autor analisa a representação de padres e beatas na literatura anticlerical no Brasil a partir das obras O mulato e O homem, ambos de Aluísio de Azevedo, e Morbus, de Faria Neves Sobrinho. Cristian traça um panorama da representação de personagens religiosos nesses romances, possibilitando investigar como as novas formas de crítica ao clero e à religião em geral desenrolaram-se na ficção oitocentista, apontando um anticlericalismo firmado em novas teorias filosóficas e médicas, nas quais a Igreja católica passa a ser encarada como realidade retrógrada e inconciliável com a modernidade.

Devotos e Devassos – http://www.publishnews.com.br/materias/2016/02/03/devotos-e-devassos-de-cristian-santos-vence-prmio-casa-de-las-amricas

 

Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Personalidades.... Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s