Li e recomendo

A BIBLIOTECÁRIA DE AUSCHWITZ

“[…] livros são muito perigosos, eles fazem pensar.” (ITURBE,2014)

Uma garota de 14 anos. Um professor. Oito livros. Esperança. Em plena Segunda Guerra Mundial, no maior e mais cruel campo de concentração do nazismo, cerca de quinhentas crianças convivem todos os dias com a morte e com o sofrimento. No pavilhão 31, de vez em quando uma janela é aberta para férias. Obra de Fred Hirsch, o professor que consegue convencer os alemães a deixá-lo entreter as crianças. Desta forma, garante ele aos nazistas, seus pais – judeus – trabalhariam bem melhor. Os alemães concordam, mas com uma condição: seria terminantemente proibido o ensino de qualquer conteúdo escolar no local.

bibliotecária2

Mal sabiam eles o que a jovem Dita guardava na barra de sua saia: livros. Baseado na história real de Dita Dorachova, a bibliotecária de Auschwitz é o registro de uma é´poca triste da história, mas também o relato de pessoas corajosas que não se renderam ao terror e se mantiveram firmes na luta por uma vida melhor, munindo-se de livros.

Nota da Bibliotecária em Construção:

Sou fascinada pelos temas: História, guerras, ditadura, nazismo, dentre outros.

Para estudo ou pelo prazer de conhecer, procuro diversas fontes: documentários, livros de história geral, romances e qualquer publicação baseada em história real.

Este livro foi muito bem escrito.Para mim, foi intenso pois não consigo ler  de forma rápida, pois o conteúdo é denso! Este tipo de leitura é uma forma de conhecermos a história além das fontes oficiais.

Fontes:

http://www.livrosepessoas.com/2014/09/23/resenha-55-a-bibliotecaria-de-auschwitz/

Onde comprar: 

Lojas virtuais: Submarino, Saraiva, livraria Cultura, americanas.com

 

Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Indicação de Leitura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s