Aplicativo propõe nova experiência para amantes da literatura

A ideia principal é fazer com que as pessoas não julguem um livro pela capa
Foto: R7

Para quem busca uma paquera por meios tecnológicos, o Tinder é uma boa opção. O aplicativo permite que o usuário conecte-se com outras pessoas, avaliando as fotos e curtindo, ou não, os que despertarem interesse. Caso a curtida seja mútua, acontece o chamado “match“, em que o aplicativo libera o bate papo para que os usuários se conheçam melhor.

Com uma ideia parecida, uma empresa paulista criou um aplicativo que está sendo apelidado de “Tinder Literário”, oBook4you. Com a proposta de fazer com que o usuário se aproxime mais dos livros, o aplicativo promete fazer sucesso entre os amantes da literatura.

A ideia principal é fazer com que as pessoas não julguem um livro pela capa, e sim pelo conteúdo. De acordo com uma nota publicada na fanpage do aplicativo, no Facebook, quando alguém escolhe livros pela sinopse, paradigmas e preconceitos são quebrados.

“Isso não significa que o autor ou capa não sejam importantes, porém hoje, muitas vezes eles são fatores determinantes e o leitor deixa de conhecer muitos livros que poderia por causa disso”, afirmam.

A funcionalidade do aplicativo é bem simples e semelhante ao Tinder. Ao fazer login, o usuário escolhe, entre as categorias, a que mais o interessar. Com isso, o site apresentará apenas a sinopse do livros e as opções para que o usuário aponte se gostou ou não do assunto apresentado.

Em caso afirmativo, o título, o autor e a capa da obra são revelados. Além disso, o aplicativo sugere opções de lojas virtuais que comercializam o livro. Se a sinopse não foi de interesse, basta clicar no ícone ‘X’ e uma nova opção será apresentada ao leitor. O site ainda permite que o usuário crie uma lista de leitura, com os títulos preferidos.

A pedido do Jornal Online Folha Vitória, alguns amantes da leitura testaram o aplicativo. A estudante Sheyla Rodrigues, que costuma ler até cinco livros por mês como meta pessoal, disse que o mais interessante é a curiosidade que acontece, após ler a sinopse. “Uma boa proposta. Nós lemos um pouco e fica aquela vontade de saber mais sobre o livro”, conta.

A funcionária pública Mary Helen Oliveira também não conhecia o aplicativo, mas gostou muito. Ela, que já tem mais de 400 livros na biblioteca pessoal, disse que escolher um livro pela sinopse é uma ótima ideia. “Dá até para brincar de adivinhar de que livro se trata”, afirma ela.

Ainda na nota postada na fanpage, os responsáveis explicam que o aplicativo está na versão de teste e, em breve, será lançado também de forma internacional. Por enquanto ele está disponível apenas para web. Conheça o Book4you.

Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2016/06/aplicativo-propoe-nova-experiencia-para-amantes-da-literatura.html

Nota da Bibliotecária em Construção:

Pensado em um novo perfil de Usuário, O “Tinder Literário”, pode ser uma ferramenta interessante para conhecer novos livros e autores, além de estimular a leitura para aqueles adeptos a equipamentos tecnológicos.

Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Curiosidades. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s