Biblioteca Municipal Joaquim Manuel De Macedo

No final do mês de maio, tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca Municipal de Itaboraí.  É uma biblioteca pública fundada em 1874, e teve como fundador o ilustre escritor Joaquim Manuel de Macedo, autor do romance A Moreninha.

“Em 1873,  o escritor Joaquim Manuel de Macedo, autor do romance A Moreninha , fundou a Sociedade da Biblioteca Popular Itaboraiense com a intenção de criar em sua cidade natal a primeira biblioteca pública do gênero no país.


Aberta ao público em 1874, após meses de arrecadação de livros doados, a Biblioteca Pública Municipal Joaquim Manuel de Macedo foi inaugurada em uma das salas da antiga Casa da Câmera e Cadeia. O acervo tem 18 mil obras que incluem livros raros da época de sua fundação e a primeira edição de alguns livros de Joaquim Manuel de Macedo.

Transferida para outro imóvel no centro histórico, a Biblioteca conta hoje com salão de pesquisa, sala de leitura infanto-juvenil, sala para exposição de artistas locais e um telecentro comunitário. Realiza projetos de contação de histórias infantis e juvenis em sua sede e nas escolas da região, cursos de informática no telecentro e sarau de poesias no aniversário do escritor Joaquim Manuel de Macedo.”

Foto: Claudia Souza

Localizada no Centro de Itaboraí, a biblioteca encontra-se em um imóvel pequeno, antigo localizado na praça de Itaboraí.

Foto: Claudia Souza

Embora pequena, a biblioteca tem atendido a comunidade e aos estudantes de colégios municipais e estaduais do município. Possui um acervo atualizado, acesso a internet. Tem um trabalho diferenciado de contação de histórias, além de empréstimos de livros.

A biblioteca possui um facebook onde posta as novidades do acervo, eventos promovidos pela Fundação de Cultura, os Projetos da própria biblioteca além de dias festivos.

A biblioteca é subordinada a Fundação Cultural de  Itaboraí , e faz parte do mapa de cultura do  Rio de Janeiro.

Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 39. Centro – Itaboraí – RJ
Telefone: (021) 3639-2031
Email: bibliomacedo@itaborai.rj.gov.br

Horário de Funcionamento:Seg, de 10h30 às 16h30; ter à sex, de 8h às 19h.

 

Fonte: Página da Prefeitura de ItaboraíMapa de Cultura do RJFacebook da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo

 

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Bibliotecando..... Bookmark o link permanente.

2 respostas para Biblioteca Municipal Joaquim Manuel De Macedo

  1. Claudia Souza disse:

    Boa noite!
    Cleide ,

    Obrigada pelo contato e por seguir o meu blog.
    Faremos contato para que eu possa conhecê-los!
    Abraço!
    Claudia Souza

    Curtir

  2. Gostaria de convidar a bibliotecária da Itaboraí e o blog para conhecerem a Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Manoel de Macedo, em Paquetá – Rio de Janeiro!
    http://bemrj.blogspot.com.br/2013/07/conheca-bem-de-paqueta-joaquim-manoel.html

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário