Meus amigos indicam leitura….

Dica de Leitura, por Elani Regis*.

A longa viagem da biblioteca dos reis: Do terremoto de Lisboa à Independência do Brasil. de Lilia Moritz Schwarcz.

A longa viagem da biblioteca

“Primeiro de novembro de 1755, dia de Todos os Santos. A população de Lisboa se apronta para viver mais um pacato dia de feriado, sem imaginar o mal que vinha da terra. Em poucas horas, um terremoto devastador, seguido de incêndio e maremoto, destruiria a capital do Império e, junto com ela, sua célebre Real Biblioteca, fruto dos livros reunidos pelos monarcas portugueses por séculos”.

A autora narra A longa viagem da biblioteca dos reis começando a partir do episódio supracitado, logo em seguida apresenta eventos relevantes na história brasileira que também fazem parte da história da Biblioteca Nacional. Lilia Schwarcz é antropóloga, e acompanha a construção do acervo da BN pelas mãos do Marquês de Pombal, perpassando pelos tempos de D. Maria I, a fuga da família real, que atravessou o oceano Atlântico a caminho do Brasil.

Nesta pesquisa transformada em livro, Os livros da biblioteca real, permitem que se conheça a histórias vividas, e passam a ser símbolos de poder e de prestígio, e possibilitando viajar no tempo e no espaço. A autora conta que ao sair de Portugal, d. João deu especial atenção à biblioteca real, que como sabido, veio em três viagens em embarcações portuguesas. Para D. Pedro I “nada como iniciar uma história autônoma tendo uma Biblioteca Nacional desse porte para assegurar um passado e conferir erudição a um país recém-emancipado”.

A longa viagem da biblioteca dos reis apresenta de forma simples e instigante a jornada da biblioteca real portuguesa não esquecendo os bibliotecários, ilustrações raríssimas e sistemas de classificação. Este livro contou ainda com a cooperação da historiadora Ângela Marques da Costa e do pesquisador Paulo Cesar de Azevedo.

Quem é Elani Régis?

Conheci Elani no Erebd Sergipe 2015, pois participamos do mesmo GT sobre Gestão do Conhecimento, e fomos premiadas. Neste evento surgiu a parceria de pesquisa e artigos. Juntas, já escrevemos e submetemos artigos para o Enebd-São Luís 2015 (fomos premiadas) e Erebd-Jampa 2016. Outros artigos estão a caminho, pois temos em comum o tema da linha pesquisa.

EnebdSãoLuiz2015

Foto: Claudia Souza

*Elani Regis de Oliveira Araújo é bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí. Pós graduanda em Docência do ensino Superior e MBA em Coaching e gestão por competências. Professora horista do curso técnico em biblioteca do SENAC-PI, presta assessoria biblioteconômicas, além de pesquisadora da área.

Obrigada  amiga Elani Régis!

 

Anúncios

Sobre Claudia Souza

Futura Bibliotecária (pela UNIRIO) , Arquivista (formada pela UFF) com especialização em Pedagogia Empresarial (pela UCAM), MBA Gestão Empresarial e Sistemas de Informação (UFF) e Aperfeiçoamento em Gestão de Acervos Bibliográficos, Arquivísticos e Museológicos (FUNDAJ/UFPE)
Esse post foi publicado em Indicação de Leitura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s